O brinquedo mais popular do mundo tem muitas curiosidades e peculiaridades, reunimos aqui 7 fatos curiosos sobre as bonecas que você precisar saber!
Vamos lá…
1 – A primeira boneca falante deu errado!
A primeira boneca falante foi inventada em 1890 por Thomaz Edison (inventor da lâmpada), a empresa de fonógrafos dele lançou uma linha de bonecas falantes que foram as lojas, mas precisaram ser retiradas de circulação apenas 6 semanas após o lançamento. O motivo é que elas soavam como o Satanás cantando canções de ninar e assustaram a todos.
Além de brinquedos…
2 – Ningyo, a boneca japonesa!
As bonecas são chamadas de Nigyo no Japão, lá elas não são apenas um brinquedo para crianças, elas também representam e são símbolos da história e costumes do país. No dia 3 de março é comemorado o Dia das Meninas e em um altar de cinco andares onde no topo ficam o casal imperial, as bonecas são expostas na sala de visita. Os bonecos guerreiros que simbolizam força e bravura são expostos no dia 5 de maio quando se comemoram o Dia dos Meninos.
Tradições curiosas…
3 – Tradição na África do Sul
Na África do Sul habita um povo chamado Mfengu, eles tem uma tradição curiosa com as bonecas. Consiste em presentear com uma boneca as jovens casadas, mesmo que não estejam grávidas, o brinquedo deve ser reservado para o seu(sua) primeiro(a) filho(a) e após o nascimento do bebê, a mãe ganha outra boneca de presente que deverá ser reservada para o próximo.
Ritual interessante!
4 – Ritual da boneca Maia, curiosidade diretamente de Portugal!
O dia primeiro de maio é dedicado a Boneca Maia na região do Algarve em Portugal. A curiosa boneca Maia é feita de palha de centeio e trapos com vestes brancas. Nessa data os moradores a colocam no centro de suas casas e cantam e dançam em volta dela durante a noite. Tradição cultural, o ritual é ligado a fertilidade do início da primavera e do novo ano agrícola.
Na Rússia é diferente…
5 – A beleza da boneca Matrioska
Matrioska são as mais representativas bonecas da Rússia. Consiste em um conjunto de bonecas de madeira artesanal ocas que são colocadas uma dentro das outras, normalmente são 6 ou 7 bonecas que abrem ao meio para serem sobrepostas.
O fato de uma boneca sair de dentro da outra representa o ato do parto, quando a mãe da a luz a filha e, consequentemente a filha da a luz a outra criança e assim por diante. As Matrioskas são símbolo de maternidade, fertilidade, amor e amizade de acordo com a cultura russa. Para eles presentear alguém com essa boneca é sinal de grande afeto e desejo de uma vida longa e feliz.
Época de ouro e suas bonecas…
6 – Muito luxo, curiosidades das bonecas no século XIX!
O século XIX, conhecido como a época de ouro, é considerado o período em que mais se investiu em luxo e sofisticação para a criação de bonecas.
Uma curiosidade é que naquele tempo eram feitas principalmente para os adultos e eram reproduções fiéis de figuras da corte e da alta sociedade, na maioria das vezes feitas de madeira com o rosto de porcelana.
Muito legal saber sobre essas curiosidades não é mesmo?
7 – Bonecas Reborn
O nome reborn é de origem inglesa e significa renascido, o motivo dessa denominação está na origem: segundo diversos relatos era praticamente impossível encontrar brinquedos na Inglaterra durante a segunda guerra mundial. Por isso, como alternativa e tentativa de aliviar as tensões do momento, as mães optavam em “repaginar” as bonecas antigas que já tinham em casa e dar a cara de um brinquedo novo para as crianças.
Como percebemos, existem tradições e curiosidades com bonecas por todo o mundo, o que acha de ter a sua própria Boneca Reborn?
Para saber mais sobre Bonecas Reborn clique aqui ou se quiser escolher a sua acesse Unidoll.
COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a comentar!